29/03/2017
› Lourdes completa 25 anos repleto de eventos

Com 25 anos completados no dia 10 de março, a cidade de Lourdes se torna uma referência no interior paulista. Com pouco mais de 2000 habitantes, o município é reconhecido como cidade da amizade pela agricultura, pecuária e pelo povo generoso que por ali reside.

Para comemorar o jubileu de prata, Lourdes recebeu inúmeras atrações durante o mês de março,  realizada pela administração municipal, hoje comandada pela Prefeita Gisele Tonchis, mudando a rotina dos moradores, que aprovaram a iniciativa.

No dia 4 de março aconteceu o Baile da Cidade, puxado pela animada Banda Zeus. Já no dia 5 de março, aconteceu o tradicional desfile de fanfarras, com direito a brinquedos na praça para as crianças e um bolo de 25 metros em comemoração ao jubileu de Prata.

Em comemoração os Dia Internacional da Mulher, o departamento de Saúde e a Ação Social realizaram um dia diferenciado para o sexo feminino. No posto de saúde, palestras sobre prevenção do Câncer de Mama e auto exames práticos contribuiu para as mulheres que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com os profissionais da saúde sobre o corpo.

Para revigorar a auto estima, um curso de Make Up lotou o Centro Social.

Em 10 de março a tradicional Feira da Amizade ganhou uma roupagem diferente, com direito a dicas de saúde e exames rápidos para todos os moradores  Lourdenses, atrações para as crianças em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família - Nasf. Para encerrar, um grandioso show com a banda Emoções.

Já tradicional na cidade, a corrida de pedestres aconteceu no dia 12 de março com a presença de centenas de atletas de toda região e até de outros estados.  Também marcando presença maciça de toda a região, o 12 °Passeio Ecológico , que aconteceu no dia 19 de março e reuniu diversas  comitivas com direito a café da manhã e almoço   a todos os participantes.

Ainda fazendo parte das festividades, no dia 25 de março aconteceu o 2 °festival de dança na quadra esportiva Pio Antunes de Figueiredo com a presença da população. Os alunos ensaiaram apresentações que encantou o público.

Para a prefeita Gisele, todo calendário festivo vem agregar ao município, pois contribui para a união da população e integração entre todos os departamentos do município, que muito contribuíram para chegar a excelência de todos os eventos.

História do município

A história de Lourdes é bem parecida com a dos demais municípios no que se refere à origem do povoado. Mas a sua particularidade fica por conta do toque feminino na história. Não fosse a generosidade da mulher que lhe empresta o nome. Uma senhora além do seu tempo, que tinha uma visão inovadora em relação a terra – Lourdes não existiria. Nascida em Nipoã, dona Lourdes era proprietária de um grande pedaço de terra na região. Com a chegada de inúmeros migrantes, principalmente da Bahia, que, em geral, vinham somente com a roupa do corpo para tentar melhorar de vida com a agricultura, dona Lourdes foi loteando suas terras. A “venda” desses lotes de 5, 10 e 20 alqueires, na prática, foi mais uma “doação”, pois ninguém tinha dinheiro para pagá-los. Os prazos de pagamento venciam sem qualquer acerto, mas dona Lourdes não tomava a terra, nem executava a divida- simplesmente, ia deixando... Um desses beneficiados pela generosidade dessa mulher,foi o agricultor baiano senhor José Luís de Oliveira, que construiu a primeira casa da vila, há cerca de 50 anos atrás. Outros trabalhadores foram chegando e, aos poucos, formou-se o povoado de Córrego de Pedra, em área do município de Buritama. Com a alteração territorial ocorrida com a Lei nº 5.285, de 18 de fevereiro de1959, o povoado de Córrego de Pedra passou a denominar-se Vila Lourdes, em homenagem àquela senhora que proporcionou o nascimento da vila, transformando-se, então, em Distrito do município de Turiúba. Um dos pioneiros de Lourdes foi o senhor Jerônimo Quirino da Silva.

EnfeiteLOCALIZAÇÃO
EnfeiteFuncionamento