12/07/2017 às 15:03:00
› Município De Lourdes Inaugura CCI e CRAS

A Prefeitura de Lourdes inaugurou nesta quinta-feira (06) dois programas sociais que atenderão idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social: o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Luzia Garcia de Jesus e o Centro de Convivência do Idoso – CCI Waldemar Garcia. Os eventos contaram com a presença da prefeita Gisele Tonchis e do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro. O objetivo do CCI é oferecer um espaço de socialização para evitar o isolamento do idoso. No local, eles têm a opção de despertar novas habilidades por meio das diversas atividades socioeducativas.

O secretário Pesaro informo que o valor investido pelo governo foi de R$ 250 mil e que até o momento foram instalados 247 CCI em todo o Estado. “Isso demonstra o quanto devemos investir no envelhecimento ativo, para que os idosos continuem participando da vida social com dignidade e integração”, disse. Além dos CCI, o Estado também implantou 55 Centros Dia do Idoso (CDI), que são específicos para idosos semi-independentes, que passam o dia no espaço e depois retornam para casa. O investimento total do governo nestes dois projetos é de mais de R$ 140 milhões e atende cerca de 78 mil pessoas.

HOMENAGENS

O CCI de Lourdes leva o nome de Waldemar Garcia, que nasceu em Alberto Moreira, distrito de Barretos, onde casou-se com Irací da Silva Garcia, com quem teve dois filhos. Viúvo, mudou-se para Vila Lourdes e casou-se Clarinda Olímpia da Silva Garcia. Com ela, teve mais uma filha. Ele foi agricultor durante muitos anos e, como membro do Clube da Terceira Idade, foi atuante, exercendo vários cargos na diretoria e atuando nos eventos do grupo. Era carinhosamente conhecido como Tio Nego. Faleceu em outubro de 2011.

A homenageada que dá o nome ao novo CRAS da cidade é Luzia Garcia de Jesus, natural de Araçatuba que se mudou jovem para Lourdes. Casou-se com Jerônimo Marques Nogueira, com quem teve oito filhos. Foi conhecida como uma mulher batalhadora, religiosa, alegre e dedicada. Gostava de fazer caridade, doava remédios caseiros e homeopáticos preparados por ela e, muitas vezes, ficava com idosos ou crianças doentes, que só voltavam para suas casas quando curados. Ela alimentava doentes, pobres, viajantes e a qualquer pessoa que batia em sua porta.

EnfeiteLOCALIZAÇÃO
EnfeiteFuncionamento